Páginas Brancas

It is with great pleasure that I let spread one more book, but this launch of special importance for the institution that acts, because it is a publication of enormous historical value of the Faculty of Architecture of Oporto.
The purpose of this book, which the previous publications raise of the year of 1987, is the fact, that expose and analyse some projects of around half hundred Teachers of the Faculty.

É com grande prazer que dou a divulgar mais um lançamento literário, mas este de especial importância para a instituição que representa, pois trata-se de uma edição de enorme valor histórico da Faculdade de Arquitectura do Porto.
O propósito deste livro, que as anteriores edições remontam do ano de 1987, é o de expor e analisar alguns projectos de cerca de meia centena de Professores da Faculdade.
No parágrafo seguinte, segue-se uma curta apresentação do livro.
















"…e assim, eis que, passados quase dezassete anos, a FAUP volta a "mexer"!


As qua
se duas décadas que se contam desde a última edição das "Páginas Brancas" - 1992 - carregam inúmeras e profundas transformações na FAUP e na Arquitectura.

Nesse sentido e seguindo o legado deixado em suspenso no passado, as "Páginas Brancas 2008" procuram reavivar a ideia de prestar tributo, desta feita, aos actuais "mestres" que nos guiam pelos caminhos da Arquitectura e, por ventura ainda mais importante, relançar a discussão sobre a denominada "Escola do Porto". Fará ainda sentido, no panorama actual, a conotação da FAUP com a noção de "Escola"? Para muitos, o simples colocar de tal possibilidade, merecerá o rótulo de heresia, porém, em nome da evolução, devemos obrigar-nos a discutir e avaliar o meio que nos envolve, o lugar em que nos encontramos para, e só assim, o podermos habitar em todo o seu esplendor e, muito mais que isso, vivê-lo!

A publicação destas obras será certamente um caminho válido na procura dessa resposta…

Trate-se, por isso, esta questão, de saudosismo ou veracidade, é notório que a FAUP está e estará sempre ligada às suas raízes, aos ensinamentos que outrora lhe permitiram ascender ao estatuto de escola, de corrente arquitectónica de referência, de modelo a seguir… Manter estas noções presentes será talvez a melhor forma de analisar esta publicação e as obras que comporta, procurando assim, através do percurso pós-FAUP dos autores destas, definir qual o papel actual da nossa "escola" relativamente à que foi de outros no passado, almejando com esta procura antever o seu futuro, no ensino e, como patente no interior do livro, na prática real de fazer Arquitectura."

No comments:

Post a Comment