Neoclássico Final

Neoclássico Final – 1750 - 1914

Houve duas revoluções industriais que acompanharam a duplicação de população na Europa. A primeira entre 1750 e 1870 que coincide com o período romântico e neo-clássico, a outra entre 1870 e 1914 com o aparecimento de duas novas energias, a eléctrica e o petróleo.

O Neoclássico parece ter surgido de duas evoluções distintas, mas inter-relacionadas. A primeira ligada ao aumento da capacidade humana de exercer controle sobre a natureza, é assim fundada nas ciências e nas mudanças tecnológicas que levaram a uma nova infra-estrutura e à exploração de uma maior capacidade produtiva.

A segunda baseia-se na mudança da consciência humana em resposta às grandes transformações, que originaram o surgimento de uma nova formação cultural apropriada aos estilos da aristocracia e burguesia ascendente. Esta acabou por levar ao surgimento de disciplinas humanistas, como o iluminismo, sociologia, e arqueologia moderna.

O excesso de rococó e o pensamento iluminista levaram que os arquitectos conscientes da natureza instável da sua época, a procurarem um estilo autêntico, que não seria simplesmente copiar os antigos, mas obedecer aos princípios em que se sustentavam.

Assim em França, de um ponto de vista urbanístico as muralhas foram destruídas, devido a não serem utilizadas, e deram lugar a boulevards e arcos que marcavam as entradas.









Em 1875, concluí-se uma obra exemplar do Neoclássico Francês por Charles Garnier, que foi a Ópera de Paris, uma construção monumental, simétrica, onde uma grande avenida desemboca no edifício, como no Barroco, ligada a uma ideia de cenário que é acentuada pela leitura rígida do alçado. Encontram-se aspectos símbolicos, como a relação formal com o palácio de Versalles.

Não obstante esta rigidez carente de ideologia, dá sinais de mudança, mas que se encontram muito encobertos, como a introdução à arquitectura do ferro, apesar de ter um papel estrutural, e nos interiores eram mais modernos, com espaços de circulação e a própria forma da escadaria. Em suma como aconteceu com Jacques Soufflot, e outros, é o uso de materiais contemporâneos numa linguagem formal clássica, que leva a julgar o neoclássico um período desagregado de ideologia.


Integração do Neoclássico, e a tecnologia do Ferro e Vidro

Foi assim na segunda metade do Século XIX, que se deu à conciliação entre o estilo clássico e o ferro, ou também designado Classicismo Estrutural de Labrouste, que vinha no seguimento de Cordemoy e Soufflot, e vocacionava-se para hospitais, prisões, estações, sendo a sua teoria muito sustentada por Choissy, que considerava que a essência da arquitectura é a construção, e todas as transformações estilísticas são simples consequências lógicas do desenvolvimento técnico.
Em Itália surgem muitas galerias, como a Vittorio Emanuele de Giuseppe Mengoni em Milão, para abrigar as pessoas e possibilitar espaços de convívio. Monumentais e a sua decoração tenta conciliar as características renascentistas italianas com o ferro e vidro, mas mantendo-se neoclássico. Um outro exemplo de integração entre o Neo-clássico e a tecnologia de ferro e vidro, mas mantendo-se neo-clássico é o museu d’orsay de Paris, projectado por Gae Aulenti.







Revivalismos de Final do Século XIX e as Exposições Internacionais


São sucessivos os avanços tecnológicos que fomentam as transformações, como o surgimento do comboio e da Fotografia, que provocam mudanças profundas nas cidades, aceleram o ritmo de vida, alteram a noção de distância e tempo, e possibilitam maiores intercâmbios entre culturas e facilita à existência de mais exposições universais, que divulgavam o que de mais inovador se fazia.









A primeira surgiu em 1852, em Londres, contendo um projecto para um jardim de John Paxton. Era um projecto inovador, desde o seu conceito, como o de ser reutilizável, à tipologia, que promovia gigantescas estufas de convívio e encontro social, existindo uma possibilidade de haver uma árvore no interior, que favorecia a ligação com a natureza, e sendo tudo construídos em ferro e coberto em caixilharia de madeira.
As pessoas ficaram surpreendidas com este novo tipo de espaço, daí uma forte aderência, já que até então todos os espaços existentes eram fechados, contendo um grande volume de massa.
Ainda assim, não são os arquitectos mas os engenheiros que aderem, já que se identificam mais devido a estarem muito ligados à arquitectura do ferro para as pontes.
A Inglaterra e a França vão rivalizar muito a realização de exposições, sendo a segunda em 1889 em Paris, apresentando-se a Torre Eiffel, demonstrando a sua supremacia tecnológica.
O século XIX foi um século extremamente eclético, o estado quando encomendava obra, realizava sempre segundo o estilo clássico. Acontece outro revivalismo, o neogótico que desde o século XVIII utilizavam o ferro, e é um revivalismo muito ligado ao movimento Arts and Crafts, a Pugin e a Viollet le Duc em França.
Na segunda metade do século XIX, a linha principal de Blondel é reclamada por Henri Labrouste. Blondel procurava a expressão formal adequada e com uma fisionomia diferenciada para ajustar ao carácter social variável das diferentes construções.













Henri Labrouste - Armazéns da biblioteca St.Genieve

Labrouste acabou por realizar a biblioteca Sainte Genieve em Paris, que já era feita em Ferro e vidro sobre elementos estruturais clássicos, como o arco abobadado, mas ainda assim muito arrojado. Depois realizou a Biblioteca Nacional de Paris, que vai contra a corrente académica das Belas Artes, onde procura o belo e o sublime, opondo-se às outras construções, mas que acaba por utilizar o ferro (estrutura) e outros materiais, como a cobertura que era metálica. É assim um classicismo mais limpo que dispensa qualquer vestígio de historicismo. Um novo racionalismo estrutural, que combina com a iluminação zenital e não uma simples estrutura de ferro e vidro.



No comments:

Post a Comment