Arts and Crafts

O Movimento Arts and Crafts e os Pré-Rafaelitas – 1836 - 1924

O movimento Arts and Crafts aparece na segunda metade do século XIX na Inglaterra, surgindo em oposição à industrialização, procurando uma nova sociedade que não seja atormentada por uma necessidade de produzir cada vez mais mercadorias, visando apenas luxo e não a necessidade.

Carlyle e Pugin foram os primeiros a demonstrar o seu descontentamento cultural e espiritual. Pugin pretendia um retorno aos valores espirituais e às formas da arquitectura da idade média, publicando livros que demonstravam esses trabalhos, que acabaram por ser muito importantes para a homogeneidade do neogótico inglês.

Assumia ainda, um enorme desgosto pela era materialista, e tudo isso acabou por influenciar John Ruskin, que não era arquitecto, mas pronunciava-se sobre os assuntos sociais e económicos, defendendo um papel de artesão em relação à obra de arte, criticando a divisão de trabalho por via do capitalismo e a degradação do operário em máquina, defendendo o ornamento, como escreveu em Sete lâmpadas da arquitectura, “a pergunta certa a fazer ao ornamento é simplesmente está: Foi feito com prazer? “ .

Juntamente com Pugin e Friedrich Overbeck, surgem os pré-rafaelistas, tendo como ideal a criação de uma forma artística que deriva-se da natureza e não de convenções artísticas de origens renascentistas. Pretendiam assim uma escola de pintura, que exprimisse ideias e emoções profundas, um sinal claro de oposição ao academismo. Porém o individualismo dos seus membros, leva o movimento a uma rápida extinção, surgindo um outro por intermédio de William Morris, Eduard Burne Jones, Gabriel Rossetti, com muitas influências de Pugin e Ruskin.

As temáticas eram religiosas, e faziam alusão aos tempos romanos, idade média e romantismo, em oposição à revolução industrial. Tinha como principais características a luta contra o academismo, sendo dotados dos ideais artesanais, a defesa da idade média, importando toda a pintura que se fez anterior a Rafael. Foi um conjunto de características semelhantes às que originaram o movimento Arte Nova.








William Morris fez apenas um trabalho de cavalete (La Bella Isolde), de resto dedicou-se ao desenho de mobiliário, com especial destaque para o da Red House, projecto de Philip Webb. Este projecto é um dos marcos do movimento Arts and Crafts, empregando muita da sua ideologia, valorização do artesanato, ligação entre ele e a Arte, em que preconizavam que cada pessoa deveria desenhar uma peça para a sua casa. No projecto também está demonstrada uma preocupação com a integridade estrutural, e o desejo de simbiose entre a construção, envolvência e a cultura local, atingindo esse objectivo pelo uso de materiais locais e os métodos tradicionais de construção. Encontra-se também expresso o desejo da criação da obra de arte total, onde se projectam e executam todos os elementos, que estejam relacionados com a casa, desde os murais, vitrais, os trabalhos em madeira e metal até aos bordados…

É por intermédio desta obra que se cria uma maior relação entre o artesanato e o público, porém em 1875, Webb segue uma carreira autónoma, enquanto Morris amplia o seu leque de expressão, executando também papel de parede, tapeçarias, cortinados, sempre com motivos naturais.

Entretanto encarrega-se das causas socialistas sempre valorizando o artesanato, considerando que quanto maior a relação entre o artesanato e as pessoas, melhor seria a qualidade de vida, e em 1877 quando Ruskin perdia as suas faculdades mentais, Morris reforça o seu empenho pela causa social e política, fazendo o primeiro panfleto politico e fundou a sociedade de protecção das construções antigas para proteger o património da sua destruição devido ao seu desgaste, por falta de restauro. Nesta época todos os países europeus tinham edifícios desgastados ou em ruínas, e Morris dá-lhes uma especial atenção, em vista à sua conservação.

Em 1883, com influência literárias de Karl Marx fundou a liga socialista, e reparte a sua vida entre o design e a política, culminando com a publicação de dois livros, Como vivemos e como devíamos viver e Notícias de lugar nenhum, onde assume uma posição completamente contrária à dos seus sócios e mentores, demonstrando uma visão socialista completamente ingénua, que contrastava com o contexto em que vivia e muito pouco coerente com as pretensões anárquicas inatas à sua vida.

No comments:

Post a Comment